Alguns cuidados a ter para se proteger na Internet

CUIDE DA SEGURANÇA DO NAVEGADOR

Todo o seu esforço de manter o site seguro, contra ataques e vírus cibernéticos pode ser em vão, se não tiver cuidado com a segurança do navegador. Ou dos navegadores, no caso daquelas pessoas que usam vários navegadores

É importante, que mantenha os navegadores sempre atualizados e não instale nos navegadores qualquer extensão ou addon de origem duvidosa. Antes de instalar qualquer extensão, verifique, que permissões estará dando a extensão e antes disso, leia os reviews e comentários da mesma e não instale a não ser que tenha comprovado a sua autenticidade e qualidade.

Não se esqueça também de configurar as opções de privacidade do navegador.

CUIDE DA SEGURANÇA DO COMPUTADOR

O cuidado deve ser estendido para todo o computador e não apenas aos navegadores, mantenha o sistema operativo sempre atualizado com as últimas atualizações e correções de segurança. Adquire um bom antivírus comercial e faça na máquina varreduras periódicas e completas. Mantenha sempre a firewall do computador ativada, e verifique sempre as permissões da firewall. não dando permissão desnecessária a qualquer programa ou aplicativo. A senha da sua conta do computador deve ser uma senha forte e difícil de adivinhar.

Limite o acesso ao computador. E não deixe que seus amigos e familiares tenham acesso a sua conta do computador. Se tiver a necessidade, de deixar, outras pessoas usarem o seu computador, crie uma conta específica para isso.

As últimas versões do Windows permitem criar uma conta de Convidado para este fim.
Se criar uma outra conta que não seja a de convidado, assegure-se que a mesma não tenha privilégios administrativos.

EVITE WIFI PÚBLICOS

Evite acessar a área administrativa e o painel de controlo do alojamento do seu site em computadores partilhados, como os de Lan houses, cyber cafés, bibliotecas, escolas, aeroportos e etc…

Nunca deve confiar na segurança de Wifis de terceiros ou Wifis públicos.

Se o site tiver muita informação sensível, incluindo pessoal e financeira de usuários e membros, faça um esforço para não usar Wifis públicos. Caso tenha o hábito ou necessidade de usar, é preferível que use, de empresas provedoras de serviços wifi que têm alguma credibilidade, e é aconselhável que faça-o, usando sempre uma boa VPN para evitar que qualquer informação importante vaze se houver alguma vulnerabilidade na rede

Outra medida a tomar, que talvez seja a mais importante é a de fazer sempre backups constantes e periódicos.

Você pode fazer backups locais e/ou para as nuvens. Se o site sofrer um ataque ou se de repente acontecer um problema com o servidor ou com a empresa de hospedagem, você deve ter sempre um backup fresquinho para restaurar o site a normalidade.

Lembre-se que por mais seguro que seja o seu site, o seu site nunca estará 100% imune a ataques e vírus. Por isso ter um backup é uma atitude inteligente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade