Como criar senhas fortes e complexas

APRENDE COMO CRIAR SENHAS FORTES PARA SUAS CONTAS E APLICATIVOS

Como criar senhas fortes e complexas

Como criar senhas fortes e complexas

O motivo principal pelo qual devemos nos preocupar em criar sempre senhas fortes e complexas é a possibilidade de que alguém possa tentar adivinhar as nossas senhas.

Atualmente temos contas para quase tudo e precisamos criar senhas para quase todas as contas.

Senha para a conta do Gmail que usamos para acedermos os serviços do Google em dispositivos Android, Apple Id, senhas dos aplicativos profissionais usados para trabalho, senhas das nossas contas de aplicativos pessoais, senhas de internet Banking, senhas das contas sociais, etc.

As coisas seriam simples, se as pessoas fossem livres de más intenções. Infelizmente, esse não é o caso.
Nunca sabemos quem tem o interesse em acessar as nossas contas. O perigo pode estar a espreita e alguém pode ter o interesse maldoso de nos hackear. Essa ação maldosa pode partir de pessoas próximas, como amigos, familiares e colegas de trabalho, e ate hackers e criminosos da web.


Um dos métodos que criminosos usam para tentar adivinhar senhas é implementando táticas de engenharia social e fazendo ataques de força bruta.
Ao efetuar um ataque de força bruta, o foco da ação do invasor é de tentar adivinhar os nomes de usuário e senhas dos administradores ou usuários do sistema através de sucessivas tentativas de login.

Já no caso de engenharia social, o objetivo é de adivinhar a senha do usuário através de informações sobre o mesmo, obtidas empregando de várias técnicas especificas, onde são usados truques psicológicos, logica humana e social, e outros meios.

Por essa razão, para dificultar as chances de sucesso do invasor, é importante e fundamental que usemos senhas fortes e difíceis de adivinhar.

Dicas para Criar Senhas Fortes

senhaSe você seguir as dicas que citarei, vai poder criar uma senha forte, e  difícil de ser hackeada ou adivinhada.

1 – Evite ao máximo usar senhas simples, tais como; nomes dos seus familiares, nome da sua cidade, escola, clube de futebol, datas de nascimento ou mesmo o sua alcunha.

2 – Crie uma senha complexa com a mistura de letras maiúsculas e minusculas, números, símbolos e pontuação. Use a táctica da substituição, e tente substituir letras por números ou símbolos e vice-versa.


Ao criar as suas senhas, certifique que as mesmas:

  • Tenham no mínimo entre 8 a 9 caracteres, quanto mais longa for a senha, melhor
  • Tenham no mínimo uma letra maiúscula e uma letra minúscula
  • Tenham pelo menos um número
  • Tenham no mínimo ter um carácter especial e uma pontuação
  • Tenham algumas letras substituídas por números ou símbolos

 

Tente com estas dicas, criar senhas que para si, sejam fáceis de decorar. 

Lembre-se que você terá dificuldades de decorar as senhas, caso crie senhas muito complexas.

Por isso, convém que modere um pouco ao criar as senhas ao aplicar estas dicas de segurança.

 

Como criar senhas fortes e fáceis de memorizar?

Ao criar uma senha pense numa palavra familiar e tente trocar alguns caracteres desta palavra ou frase por números, ou símbolos

Pensa numa palavra e faz as substituições.

Ex: Como resultado gera-se esta senha: [email protected][email protected]


Qual foi o critério ou ideia para a criação desta senha?


Vamos supor que você tem 45 anos e como qualquer bom trabalhador deseja sempre para si e para outros, uma boa semana laboral.

Dai extraímos a frase Boa Semana e o número 45


A frase boa semana é uma frase fácil de lembrar. Por isso vamos usar a mesma para criar a senha


Pegamos nestas duas palavras, juntamos e vamos ter a palavra: boasemana45

Ao trocar as letras, números e símbolos da palavra boasemana45 podemos criar varias variações.
Tais como: 

1º VARIAÇÃO: [email protected][email protected]

2º VARIAÇÃO: [email protected]_45

3º VARIAÇÃO: BOA_S3m4Na-45


Estas 3 variações são apenas exemplo de variações que pode-se criar. Dependendo da criatividade e disposição. É possível criar dezenas de variações com esta palavra.

 

Decorar senhas é mais seguro que anota-las

Você deve esforçar-se para lembrar as trocas das letras maiúsculas e minúsculas, pontuações e símbolos. Não se preocupe se a princípio parece difícil de decorar.

Para ajudar na memorização, tente digitar repetidamente a senha várias vezes todos os dias até conseguir memorizar. 

É bom quando conseguimos decorar as nossas senhas. Isto porque, quando conseguimos decorar, não temos a necessidade de anotar as mesmas em algum lugar. 

Desde o momento em que anotamos qualquer senha em algum lugar, seja num bloco de notas ou no telemóvel, corremos sérios riscos de que alguém possa ter acesso à mesma.

Por isso, o melhor lugar para guardar as nossas senhas, é apenas na nossa mente. 


Como fica o caso de pessoas que possuem muitas contas em diversos sites?

O que podem fazer para memorizarem tantas senhas?

Realmente é difícil memorizar muitas senhas extensas e complexas. Além de difícil, julgo que é desnecessário fazê-lo. Para ajudar nesta tarefa temos os aplicativos para guardar senhas. Alguns não apenas servem para guardar senhas, mas também têm opções para criar senhas fortes e complexas

 

Aplicativos para Gerar e Guardar Senhas

Com tantos acessos e contas que temos atualmente (contas de e-mail, contas de sites na internet, aplicativos, computadores, telemóveis e tablets), passamos a ter um número enorme de senhas para decorar. Excepto aquelas pessoas que preferem usar uma mesma senha para várias contas e acessos. Pratica que não é aconselhável, para manutenção da segurança das contas.

Contudo, a boa notícia é que podemos contar com a ajuda de aplicativos que guardam senhas. Assim, já não precisamos memorizar todas as nossas senhas e podemos criar senhas completamente diferentes para cada site

Encontramos no mercado vários destes aplicativos, alguns para Android e Iphone, Windows, Mac, Linux e addons para navegadores como o Chrome, Firefox, Opera, etc.

Confere abaixo uma lista de alguns destes aplicativos e também de sites para ajudar você a gerar e guardar as suas senhas.

 

Lista de sites e Aplicativos para gerar e guardar senhas fortes

http://www.passwordtool.hu
https://www.roboform.com/br
https://www.webfx.com/tools/new-password-generator/show.php

https://www.geradordesenha.com/en/

https://www.lastpass.com/pt/

 

Criando Senhas Fortes no WordPress

Se é um blogger ou webmaster, ou tem um site em WordPress Self Hosted, quando tiver que criar senhas para usuários, você pode fazê-lo, usando o gerador automático de senhas do próprio WordPress.
O gerador automático vai ajudar a criar uma senha forte, através da combinação de letras, símbolos, caracteres e números.

Caso não queria usar a opção para gerar senhas fortes e difíceis de adivinhar, você pode criar a sua senha de cabeça ou usar um dos sites, ou aplicativos que citei acima.

 

Lidar com muitas senhas de facto não é tarefa fácil, contudo nestes tempos modernos, é praticamente inevitável ter que usar senhas.
Se não aprendermos a gerenciar contas e senhas de maneira correta, corremos sérios riscos de expor nossa privacidade e deixar escapar informações vitais que podem trazer graves consequências para nossa vida pessoal, social, profissional e financeira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Eu aceito a Política de Privacidade